6 de ago. de 2019

Independência da América Espanhola


Independência da América Espanhola
Independência da América Espanhola
As origens do movimento de independência na América espanhola
Durante o período colonial alguns setores da população crioula (descendentes espanhóis nascidos nas Américas) tornou-se cada vez mais frustrados com o domínio espanhol.
Seu descontentamento cresceu a partir da crença de que a ambição local e prosperidade foram reprimidas pelo colonial administrativo, fiscal e política comercial e o status superior conferido aos residentes de origem espanhola. Outra queixa foi a expulsão dos jesuítas em 1767 pela Coroa espanhola, a fim de garantir o seu poder nas colônias.
A ocupação da Espanha por Napoleão, em 1808, abriu o caminho para a independência dos territórios da América espanhola.
A crise constitucional na Espanha causado pela prisão de Fernando VII na França ea imposição de José Bonaparte no trono espanhol criou uma oportunidade para os crioulos para proclamar a sua independência da Espanha.
Revoltas generalizada e guerra civil eclodiu em toda a região e juntas (órgãos de governo locais) tomou o assunto em suas próprias mãos.
Fernando VII voltou ao trono espanhol em 1814 e iniciou uma “reconquista” das colônias hispano-americanas, mas a resolução da crise chegou tarde demais para conter a onda de rebelião.

As repúblicas hispano-americanas

Os territórios do século 17 passou por muitas mudanças após as guerras de independência.
As guerras civis entre facções crioulas e disputas territoriais trouxe um longo período de instabilidade.
Na ocasião, a autoridade real espanhola foi temporariamente restaurada. Circunstâncias variaram de região para região, mas a maioria das repúblicas estavam livres do domínio espanhol em meados da década de 1820.
Argentina
O processo de independência começou em 1810 com a criação de uma junta em Buenos Aires. A independência nacional foi declarada em 1816.
Bolívia
Anteriormente conhecida como Alto Peru. Em 1809, um levante revolucionário em Chuquisaca foi colocado para baixo. Lutando contra as forças espanholas durou até 1825.
Chile
A junta foi formada em Santiago, em 1810, mas o Chile foi retomada pelos espanhóis em 1814 Independência foi selado em 1818.
Colômbia
O Comunero Revolta de 1781 foi suprimido. Em 1810, uma junta foi formada em Bogotá e na luta pela independência continuou. A República da Grande Colômbia foi formada em 1819 e incluiu a Colômbia, Venezuela, Panamá e Equador. A união dividida em 1830.
Costa Rica
Independência da Espanha em 1821 parte dos Estados Unidos da América Central até a independência total em 1838.
Cuba
Em 1898, Espanha abandonou Cuba para os Estados Unidos. Cuba garantiu a sua independência em 1902.
República Dominicana
Declarou a independência em 1821, mas foi invadida por Haiti apenas algumas semanas mais tarde e ocupou até 1844. ataques haitianos significava que a República Dominicana voltou para o império espanhol entre 1861 e 1865.
Equador
A junta foi formada em Quito em 1809, mas a rebelião foi esmagada em 1812 Após a independência da Espanha em 1822, o Equador passou a fazer parte da República da Grande Colômbia. Ele retirou-se da união em 1830.
El Salvador
Independência em 1821 parte das Províncias Unidas da América Central até a região se separou em 1838 Nomeado El Salvador, em 1844.
Guatemala
Independência em 1821 parte das Províncias Unidas da América Central, uma federação formada em 1821, que também incluiu El Salvador, Honduras, Costa Rica e Nicarágua e dissolvida em 1838.
Honduras
Independência em 1821 Honduras separou-se as Províncias Unidas da América Central em 1838.
México
Guerra pela independência começou em 1810 Independência foi conquistada em 1821.
Nicarágua
Independência em 1821 Nicarágua separou-se as Províncias Unidas da América Central em 1838.
Panamá
Independência da Espanha em 1821 e, em seguida, tornou-se parte da República da Grande Colômbia. Tornou-se uma nação independente em 1903.
Paraguai
Independência da Espanha em 1811.
Peru
O levante Túpac Amaru em 1780 foi suprimido. Independência declarada em 1821.
Uruguai
Ocupado pelo Português e, em seguida, o Brasil recém-independente desde 1816 torna-se uma nação independente em 1828.
Venezuela
Em 1806, Francisco de Miranda lançou uma tentativa frustrada de libertar a Venezuela. Luta revolucionária começou de novo em 1810, mas a autoridade espanhola foi restaurada até 1821 Venezuela se separou da República da Grande Colômbia, em 1829.
Independência da América Espanhola
Simon Bolivar
Os principais atores da independência da Espanha teatro de guerra foram Simon Bolívar e José de San Martin , conhecido como os libertadores , e os líderes dos monarquistas foram Pablo Morillo e Viceroy Fernando Abascal.
Apesar dos esforços do país europeu para manter suas colônias como acampamentos de verão, mais cedo ou mais tarde, cada país da América do Sul ganhou sua independência da Espanha ao custo de sangue e morte e:
Primeiro Império Mexicano
Grande Colômbia
Províncias Unidas do Rio de la Plata
Chile
Peru
Bolívia
Eventualmente, estas primeiras nações resultaria em que os atuais:
Colômbia
Argentina
Uruguai
Chile
México
Equador
Peru
Bolívia
Panamá
Paraguai
Venezuela
México
Guatemala
El Salvador
Honduras
Nicarágua
Costa Rica
Brasil (o Brasil se tornou independente de Portugal, e não Espanha).
No entanto, o Caribe, Cuba e Porto Rico permaneceram parte do reino espanhol até 1898.

As Conseqüências

Muitas regiões da América do Sul foram empobrecidos após as guerras de independência, principalmente devido ao desaparecimento do monopólio do comércio e protecionismo. Eles simplesmente não podiam competir com a Europa e Bolívar sonho de criar os Estados Unidos da América do Sul não no Congresso do Panamá em 1826.
Independência da América Espanhola
Congresso do Panamá
No entanto, alguns são da opinião de que a independência da Espanha se beneficiou dos novos estados, porque eles tiveram a oportunidade de desenvolver em relação às suas próprias necessidades. Infelizmente não houve mudanças sociais reais para as raças misturadas, crioulos ou raças indígenas e escravos.
O espanhol parecia bastante indiferente, eles simplesmente não achava que era o seu problema. Para os comerciantes eo governo, uma importante fonte de renda desapareceu por completo, especialmente para a tesouraria. Mas a imersão em espanhol em suas próprias guerras civis estava em seu auge, esta ea perda de suas colônias americanas feitas de Espanha aa segunda potência mundial ordem.

Nenhum comentário: