22 de jul. de 2011

Automodelismo na escola



AUTOMODELISMO   RÁDIO CONTROLADO ENTRA NO CURRÍCULO ESCOLAR     

      Sou automodelista por hobby há 7 anos e conheci o automodelismo em uma feira de ciências escolar, Trabalho como gestor de conhecimentos hitóricos específicos em uma multinacional francesa ha 15 anos, ou seja: sou professor de história no Colégio Marista e neste sentido já desenvolvi vários trabalhos e atividades envolvendo carros de radiocontrole e conteúdos curriculares. Tal iniciativa já foi publicada como matéria no forum nacional sobre automodelismo elétrico (http://www.rceletrico.net/) tendo recebido dezenas de elogios e comentários positivos. Veja o que já foi realizado:
* 2007 a 2010- Como introdução ao estudo sobre Revolução Industrial o uso do automodelo escala 1/10 em sala de aula, desmontando algumas partes para demonstrar o funcionamento do motor à combustão e motor elétrico, bem como polias, correias, engrenagens, molas etc.
* 2008- Fazer uma demonstração de automodelos off –roads em um circuito com obstáculos montado na quadra de esportes da escola durante a feira de ciências (20 como chamariz para um trabalho sobre esportes de aventura: jipes off road.
*2011-   Numa parceria com o professor Wesley (física) usamos dois tipos de automodelos para exemplificação e explicação  sobre inércia, velocidade, arrasto, variação de velocidades, etc.
       Acredito que é mais uma ferramenta pedagógica que pode ser usada em sala de aula para motivar os alunos no aprendizado de conteúdos associando o automodelismo com  componentes curriculares de: história, física, química, matemática e ciências.




DSC_3924




Nenhum comentário: